Biopesca


Instituto Biopesca articula protocolo regional para atendimento a encalhe de baleias vivas

15/07/2021

O Instituto Biopesca (IBP) está realizando uma articulação junto a entidades da região para o atendimento a ocorrências de encalhes de baleias em praias do litoral centro-sul de São Paulo. A proposta é que essas instituições atuem conjuntamente e de forma ordenada para que a operação seja realizada de forma mais eficaz e rápida. Essa necessidade se apresenta principalmente diante dos casos cada vez mais frequentes de encalhes em decorrência do aumento da população de baleias nos últimos anos, em especial as jubartes.

Essa iniciativa consiste em uma série de ações, entre elas a capacitação “Atendimento a encalhes de baleias”, ministrada pelo médico veterinário Milton Marcondes, coordenador de pesquisas do Instituto Baleia Jubarte. O módulo prático dessa capacitação consistiu em um simulado de encalhe de baleia viva, realizado no dia 14 de julho em praia situada no Forte Duque de Caxias de Itaipu, a Fortaleza de Itaipu, no Canto do Forte, em Praia Grande (SP). Veja as instituições participantes abaixo.

Além do simulado, a capacitação ainda incluiu um módulo teórico, também ministrado por Milton Marcondes em três aulas on-line na primeira semana de julho. Uma reunião presencial com representantes do poder público e instituições parceiras também foi realizada em 13 de julho, no Palácio das Artes, em Praia Grande (SP), respeitando todas as normas de segurança necessárias para evitar o contágio da covid-19. Nessa ocasião, Milton Marcondes fez a palestra “Encalhe de baleias: desafios e soluções”.

A realização da capacitação e da reunião teve o apoio da Prefeitura Municipal de Praia Grande, da empresa Mineral Engenharia e Meio Ambiente e do 2º GAAAe “Grupo José Bonifácio e Fernando de Noronha”.

Abaixo, fotos do simulado realizado em 14 de julho.

.

Navegação de postagens