Projeto Pescador Amigo
Monitoramento pesqueiro
O Projeto Pescador Amigo tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a interação das atividades pesqueiras com golfinhos e tartarugas marinhas. Aliada ao monitoramento e à pesquisa, também está a ação Caravana Pescador Amigo, realizada para capacitar e informar as comunidades pesqueiras sobre práticas de pesca responsável e empreendedorismo sustentável, procurando alternativas para preservar a convivência entre a pesca e os animais marinhos.
PMP Monitoramento de praias
O Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) , atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzida pelo Ibama.
O Biopesca monitora diariamente 75 quilômetros de praias dos municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Já outras 12 instituições também executoras do PMP-BS percorrem outros trechos do litoral, desde Ubatuba (SP) até Laguna (SC).
O objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e recolhimento dos mortos.
Pesquisas Acadêmicas
Além das atividades de monitoramento das atividades pesqueiras e de encalhe de animais marinhos, o Biopesca desenvolve e apoia diversas pesquisas e trabalhos acadêmicos, ampliando o conhecimento sobre a biologia e ecologia das espécies marinhas ameaçadas de extinção.
Conheça algumas pesquisas acadêmicas apoiadas pelo Biopesca:
Educação Ambiental
Espaço Oceano
O Instituto Biopesca realiza ações de Educação Ambiental no Espaço Oceano, a sala de Educação Ambiental da organização, cedida pela Prefeitura Municipal de Praia Grande e localizada na Boutique dos Peixes, no Canto do Forte. Em funcionamento desde 2012, o espaço recebe centenas de pessoas mensalmente. A grande maioria dos visitantes é formada por crianças que, ao mesmo tempo que se divertem, aprendem sobre a importância da conservação dos mares e oceanos por meio de atividades gamificadas, em que jogos são usados de forma estratégica para que aprendam ativamente.
Todos são recebidos por monitores ambientais, que explicam as características de animais marinhos e como é possível colaborar para protegê-los.
O ingresso é gratuito e o Espaço está aberto de quarta a sábado, das 9h às 13h.
Ações para Sensibilização Ambiental (ASA)
O Biopesca ainda participa de eventos de educação ambiental realizados em escolas e equipamentos municipais de municípios do litoral paulista. Essas ações geralmente são realizadas em função de eventos comemorativos, a exemplo do Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia dos Oceanos, aniversários das cidades e, principalmente, para sensibilização dos estudantes da rede pública de ensino.