Biopesca


Baleia já sem vida encalha em Itanhaém

18/06/2021
Na manhã desta quinta-feira (17/06), a equipe do Instituto Biopesca que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) encontrou uma baleia sem vida e já em avançado estado de decomposição em Itanhaém (SP). Trata-se de uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae), espécie que migra no período que corresponde ao inverno no Brasil para se reproduzir em águas mais quentes, no nordeste do País.

Os profissionais do IBP foram à praia para analisar e colher amostras biológicas do animal. Esse material pode contribuir para entender melhor a causa da sua morte e também com estudos a respeito da espécie. A biometria da carcaça revelou que ela tinha aproximadamente 8,8 metros de comprimento, tratando-se de um macho jovem. A carcaça foi recolhida pela Prefeitura Municipal de Itanhaém para destinação recomendada pelos protocolos sanitários.

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do PMP-BS, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, mas debilitados, ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

 

Para mais informações, acesse www.comunicabaciadesantos.com.br.

Navegação de postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *