Biopesca


IBP faz intervenção em ninho de tartaruga-de-couro

25/05/2021

Na manhã desta terça-feira (25), a equipe do Instituto Biopesca está fazendo uma intervenção no ninho da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) localizado na praia do Satélite, em Itanhaém (SP), com o objetivo de conferir o estado dos ovos. Caso estejam podres, serão retirados para análise e, na eventualidade de apresentarem boas condições, serão enterrados novamente.

“Decidimos por isso para reforçar a prontidão mantida pelo Instituto Biopesca diante da possibilidade dos ovos eclodirem, já que estamos no 80° dia a partir da desova”, explica o médico veterinário Rodrigo Valle, coordenador geral do Instituto Biopesca. De acordo com estudos, a eclosão dos ovos pode ocorrer, em média, entre 60 e 90 dias após a data da postura que, nesse ninho, aconteceu em 5 de março. A intervenção não apresenta nenhum tipo de problema para os ovos em boas condições.

A tartaruga-de-couro fez outras duas posturas em outras praias de Itanhaém. A primeira na praia do Suarão, em 19 de fevereiro, e a terceira, em  17 de março, no Praião.  Os ovos do primeiro ninho foram removidos por uma forte ressaca em 8 de maio, 79° dia após a desova e, antes que a água os levasse, foram recolhidos pela equipe do Instituto Biopesca. Todos os 103 ovos recolhidos não estavam fecundados, ou seja, não continham embriões e, na sua grande maioria, já estavam podres.
O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para mais informações, acesse www.comunicabaciadesantos.com.br.

Navegação de postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *