Biopesca


Concurso premiará melhores charges de tartaruga-de-couro

19/05/2021

O Instituto Biopesca e o Centro de Educação Ambiental de Itanhaém, da Prefeitura Municipal de Itanhaém, estão promovendo um concurso para premiar as melhores charges de tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Os trabalhos podem ser enviados até o dia 31 de maio e o resultado será divulgado no dia da Tartaruga Marinha, em 16 de junho. O regulamento pode ser conferido aqui: https://tinyurl.com/2w5bjwdy .

O concurso em parceria com a Prefeitura Municipal de Itanhaém e integra uma sequência de ações conjuntas. Entre elas, esteve a realização de aulas on-line para aproximadamente 600 estudantes e professores da rede pública de ensino fundamental de Itanhaém. As atividades com os professores tiveram como objetivo discutir práticas e ideias de educação ambiental e ensino de Ciências, além de apresentar a biologia e a ecologia da tartaruga-de-couro. Já a aula para as crianças também abordou informações sobre a tartaruga-de-couro, mas de forma lúdica. Também fez parte dessas ações a realização de uma live aberta, em 19 de maio deste ano.

Desovas

Entre fevereiro e março deste ano, uma tartaruga-de-couro fez três ninhos nas praias do Suarão, do Satélite e do Centro, em Itanhaém (SP). Esses são os primeiros registros de desovas dessa espécie na área e, além disso, as posturas ocorreram em locais e épocas atípicas. O pico das desovas das tartarugas-de-couro ocorre em novembro e dezembro e as áreas regulares de desova ficam no litoral norte do Espírito Santo. O nascimento dos filhotes pode ocorrer entre maio e junho, mas as chances para que isso ocorra são pequenas porque as condições ambientais são desfavoráveis, já que os ninhos estão sujeitos à maré alta. Um dos principais fatores para o desenvolvimento dos filhotes é o calor da areia.

 

Navegação de postagens