Biopesca


Biopesca adota ações de sustentabilidade

15/04/2019

Atento à importância da sustentabilidade do ambiente, o Instituto Biopesca está adotando uma série de medidas que colabora com a menor geração de resíduos e o melhor uso dos recursos. Uma delas é a criação da Comissão de Sustentabilidade, que visa reduzir o impacto das atividades do Biopesca no meio ambiente. Seu objetivo é implantar iniciativas voltadas ao descarte correto e destinação de material apropriado a entidades da área de reciclagem.

Esse trabalho começou em fevereiro e a primeira ação da comissão foi apresentar ao restante da equipe aspectos técnicos da reciclagem e anunciar medidas como a separação de resíduos – entre eles plástico, papel e vidro – por parte dos funcionários. Também foram feitas parcerias com entidades que têm iniciativas na área de reciclagem, a exemplo do Tampa Amiga, que recicla tampas plásticas de embalagens, e da TerraCycle, que receberá itens de escrita e esponjas de limpeza encaminhadas pelo Biopesca. Um dos benefícios desse programa é a reversão de R$ 0,2 centavos, por parte da TerraCycle, a cada um ou dois quilos do material a ser reciclado. O valor arrecadado será destinado pelo Biopesca à outra instituição, ainda a ser definida.

Os resíduos recicláveis são depositados em recipientes apropriados e, semanalmente, uma dupla de integrantes do Biopesca fica responsável pela pesagem e preparação para o transporte desses resíduos. Dessa forma, toda a equipe colabora com a iniciativa ao mesmo tempo que é incentivada a multiplicar a ação junto à família e aos amigos. Desde que começou esse trabalho, o Biopesca já separou 11,6 kg de plástico, 19,5kg de papel, 2 kg de metal e 6,4 kg de pilhas e baterias.

Outra ação adotada pela instituição é a campanha #ElimineSeuLixoPlástico, lançada em janeiro deste ano e voltada ao público que acompanha o Biopesca em suas mídias sociais. O objetivo é sensibilizar as pessoas para que evitem o plástico de uso único, a exemplo de canudos, copos e garrafas descartáveis, e reflitam sobre o consumo desse tipo de material. A campanha consiste na série animações “Monstros de Plástico”, depoimentos em vídeos de parceiros do Instituto Biopesca a respeito de quais medidas adotam para evitar o uso de plásticos e material informativo sobre o tema.

“Essas iniciativas fazem parte da responsabilidade socioambiental do Biopesca. Acreditamos que o trabalho de sensibilização para reduzir a geração e realizar o descarte correto de resíduos começa em casa e, assim, iniciamos esse trabalho em nossa sede para motivar os nossos colaboradores a serem multiplicadores da ideia”, comenta Rodrigo Valle, coordenador geral do Biopesca. “Nesse mesmo sentido, envolvemos os seguidores de nossas mídias nesse tema para que compartilhem as informações que produzimos”, completa.

O Instituto Biopesca conta com uma área reservada à separação de materiais recicláveis

Navegação de postagens