Biopesca


Ave anilhada é encontrada em Mongaguá

19/12/2017

O Biopesca encontrou mais um animal marinho anilhado. Dessa vez, trata-se de uma ave bobo-pequeno, que estava em Mongaguá (SP) e foi achada durante a execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Recentemente, a organização achou uma tartaruga marinha identificada dessa mesma forma. O anilhamento é um importante recurso para o estudo da ecologia e conservação das espécies, fornecendo informações como rota migratória.

Esse é o caso do bobo-pequeno encontrado já sem vida em Mongaguá. Ele foi anilhado em uma praia chamada Freshwater West, em Pembrokeshire (UK). O anilhamento ocorreu em 21 de setembro deste ano e a ave foi encontrada 62 dias após, em 22 de novembro, depois de voar 9.367 quilômetros a partir do local de anilhamento.  As informações são da British Trust for Ornithology (BTO), instituição britânica de pesquisa independente que reúne 40 mil voluntários e cientistas de diferentes organizações para o monitoramento de aves marinhas e a coordenação de anilhamento no Reino Unido e Irlanda.

Embora seja pequeno – tem cerca de 35 cm de comprimento e as asas, quando abertas, podem chegar a 90 cm -, o bobo pequeno impressiona pela longa migração: ele pode viajar até 20 mil quilômetros, ida e volta, partindo de regiões ao norte e indo até o litoral sul-americano. Há alguns anos, foi encontrado no Brasil um indivíduo que havia recebido uma anilha há 31 anos. Essa e outras informações interessantes sobre a espécie podem ser encontradas nessa reportagem de ((O)) Eco (http://www.oeco.org.br/blogs/fauna-e-flora/27150-a-grande-jornada-dos-bobos-pequenos/).

Esse é o quarto bobo-pequeno encontrado com anilha pelo Biopesca durante a execução do PMP-BS, desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos. Além do Biopesca, outras 10 instituições executam o PMP-BS, cujo objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Para acionar o serviço de resgate de golfinhos, tartarugas e aves marinhas, entre em contato pelos telefones (13) 99601-2570 (chamada a cobrar ou pelo WhatsApp) ou 0800 642 3341 (horário comercial).

Navegação de postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *