Biopesca


Anilhamento colabora com estudo das espécies

24/11/2017

Uma tartaruga-oliva fêmea encontrada na última segunda-feira (20/11) em Praia Grande (SP) desovou em 2011 na Praia do Forte (BA) e, muito provavelmente, voltou para a costa do Brasil para fazer uma nova desova. Todas essas informações foram conhecidas graças à anilha BR 7944 (na foto), que ela apresentava em uma de suas nadadeiras e foi colocada pela equipe do Projeto Tamar na ocasião da desova em 2011. A tartaruga foi encontrada no último dia 20 já sem vida pela equipe do Biopesca que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) na região de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

#Fato científico: o anilhamento é um importante recurso para o estudo da ecologia e conservação das espécies animais.

#Fato Animal: a tartaruga-oliva ocorre nos mares tropicais e subtropicais e nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico; nesse último, distribui-se na América do Sul e costa oeste da África. No Brasil, o número de ninhos por temporada chega a 8.700 e as áreas de desova estão localizadas desde o sul de Alagoas, passando por Sergipe, até o litoral norte da Bahia (fonte: Projeto Tamar).

O PMP-BS é desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos. Além do Biopesca, outras 12 instituições executam o PMP-BS, cujo objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Para acionar o serviço de resgate de golfinhos, tartarugas e aves marinhas, entre em contato pelos telefones (13) 99601-2570 (chamada a cobrar ou pelo WhatsApp) ou 0800 642 3341 (horário comercial).

Navegação de postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *