Biopesca


Tartaruga marinha volta para o mar depois de tratamento

14/02/2024

Uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) estabilizada pela equipe do Instituto Biopesca foi reabilitada pelo Instituto Gremar e solta no final de janeiro.

Ela foi resgatada em uma praia de Itanhaém equipe de monitoramento de praias do Instituto Biopesca em outubro de 2023. Quando chegou para o tratamento, estava bem debilitada e com fraturas já cicatrizadas no casco e na mandíbula. O seu processo de estabilização incluiu várias etapas, como a realização de um ultrassom para melhor entendimento de suas condições clínicas e o manejo na piscina para avaliação de sua capacidade de flutuabilidade. Após melhorar e apresentar condições para a transferência, foi levada para reabilitação no Gremar, onde recebeu todos os cuidados necessários. Ela voltou para o mar no dia 30 de janeiro e sua soltura ocorreu nas proximidades da Ilha Montão de Trigo, no litoral de São Paulo.

“Agradecemos o apoio do médico veterinário Gustavo Dutra, do Aquário Municipal de Santos, que gentilmente colaborou com o seu tratamento ao fazer o ultrassom”, reforça a médica veterinária Juliana Guimarães, coordenadora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Biopesca.

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do PMP-BS, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, mas debilitados, ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Para mais informações, acesse www.comunicabaciadesantos.com.br.

Foto: Rosane Farah / Instituto Gremar

Navegação de postagens