Biopesca


Tartaruga marinha é resgatada em parceria com pescador

09/08/2019

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) foi resgatada ontem (8) em Mongaguá pelo Instituto Biopesca após ficar presa em uma na rede de pesca.A organização foi acionada pelo pescador Juliano Almeida, parceiro do Biopesca, que conseguiu tirar o animal da rede e, em seguida, acionar a entidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao chegar na praia, a médica veterinária Vanessa Ribeiro realizou a manobra de desafogamento (vídeo), procedimento padrão para tartarugas resgatadas nessas condições, e levou o animal para a sede do Instituto.“Ela estava bem ativa e quase não expeliu água durante a manobra. Mesmo assim, o atendimento veterinário completo é essencial”, explica Vanessa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agora, a tartaruga continua em observação e deve voltar ao seu ambiente em breve.

O Instituto Biopesca trabalha há duas décadas junto aos pescadores artesanais, realizando o monitoramento pesqueiro e sensibilizando esses profissionais para a adoção de técnicas responsáveis de pesca.Um dos resultados dessa parceria é a soltura de 842 tartarugas marinhas que ficaram presas de forma incidental em redes de pesca, mas foram salvas pelos próprios pescadores que as capturaram.

Foto: Kaio Nunes/Instituto Biopesca

Diversas tartarugas marinhas ficam presas acidentalmente nas redes de pescadores artesanais

Navegação de postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *