Biopesca


Lobo marinho filhote é resgatado em Itanhaém

08/08/2019

Um lobo-marinho-sul-americano filhote foi resgatado hoje de manhã (8) em Itanhaém (SP) pela equipe do Instituto Biopesca que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Ele chegou à sede da organização debilitado e magro e, no momento, está sendo estabilizado e recebendo cuidados veterinários.

O animal foi avistado pela primeira vez ontem de manhã, quando o Biopesca recebeu o acionamento de um guarda-vidas que atua em Mongaguá. Muito provavelmente, o animal estava procurando descansar.

No entanto, em função da presença de um grande número de pessoas na praia querendo se aproximar, ele voltou para o mar depois de tentar descansar na faixa de areia várias vezes.

Nos primeiros avistamentos, o animal apresentou-se alerta e ativo. No entanto, hoje pela manhã, foi encontrado debilitado.

Na praia, a orientação do Biopesca é que a população não se aproxime dos lobos-marinhos para que eles possam descansar sem serem incomodados. Caso ele volte ao mar antes de recuperar as energias, a sua chance de sobrevivência diminui.

“Além disso, ficam asseguradas a segurança e o bem-estar não só do animal, mas também das pessoas”, comenta o médico veterinário Rodrigo Valle, coordenador geral do Biopesca. “Pedimos ainda que as pessoas nos chamem o mais rápido possível”.

Para acionar o serviço de resgate de golfinhos, tartarugas e aves marinhas, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. 

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Foto: Kaio Nunes/Instituto Biopesca

Este lobo-marinho-sul-americano foi encontrado alerta e ativo um dia antes de aparecer debilitado

Navegação de postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *