Biopesca


Patos passeando pela praia em Peruíbe

Como dois patos aparecem numa praia urbana? Explicação exata ainda não temos, mas esses dois patos-do-mato (Cairina moschata) foram avistados em Peruíbe pela equipe de campo do Biopesca, uma das entidades que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Diferente do seu parente doméstico, essa espécie de pato tem o corpo todo negro, com apenas uma área branca nas asas, visível apenas quando voa. Eles dormem empoleirados em árvores altas e em pequenos grupos.(*) Informações de Wikiaves

“O registro da fauna que ocorre nas praias é importante para que possamos, por meio do monitoramento, entender o meio ambiente costeiro e marinho. Os patos foram avistados em trecho de praia próximo à Estação Ecológica de Juréia Itatins, cujo bioma integra florestas, habitat do pato-do-mato.”
Comenta o médico-veterinário Rodrigo Valle, coordenador geral do Biopesca.

Fotos: Juarez Cabral/Biopesca

A fauna-alvo do PMP-SP são cetáceos, aves e tartarugas marinhas e o objetivo dessa atividade é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre esses animais por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e recolhimento dos mortos. A área de abrangência do monitoramento engloba os municípios litorâneos dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Rio de Janeiro e compreende mais de 1.500 km de costa.

Navegação de postagens

 

One Thought on “Patos passeando pela praia em Peruíbe

  1. Simplesmente AMEI o conteudo desse site! Estão de parabéns, já até deixei na aba de favoritos aqui D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *