13/05/2019
O Instituto Biopesca começou a realizar um novo trabalho de educação ambiental em uma escola municipal de Mongaguá, litoral de São Paulo. Trata-se do Programa de Educação Continuada, que atenderá, no decorrer deste ano, cerca de 350 alunos que fazem parte do 1º Ciclo do ensino fundamental II (6º e 7º anos) da escola Sirana Koukdjian.
“O Programa é formado por eixos temáticos e, entre eles, estão explicações biológicas sobre as toninhas – o único golfinho criticamente em perigo de extinção no Brasil – tartarugas e aves marinhas, resíduos sólidos e o impacto das ações humanas no ambiente marinho”, comenta a bióloga Juliana Viotto, responsável pelo desenvolvimento da iniciativa.
O principal objetivo desse trabalho é levar informações sobre a importância da conservação da fauna marinha por meio de palestras e atividades lúdicas, baseadas em conceitos de Educação Ambiental Crítica. A proposta é incentivar a conscientização ambiental e reflexões sobre as questões abordadas.
O programa será executado às terças-feiras durante todo o ano de 2019.
Outra atividade de Educação Ambiental desenvolvida pelo Biopesca é a Ação de Sensibilização Ambiental (ASA), que será realizada em Itanhaém (SP). A iniciativa tem como público alvo os alunos do 6º ano, que participarão de palestras, exposições de materiais informativos e biológicos. Essa ação terá início no final de maio e, no decorrer do ano letivo, atenderá 11 escolas da rede municipal de ensino.
Fotos: Prefeitura de Mongaguá