Biopesca


Instituto Biopesca cria Programa de Formação de Professores

27/07/2022

Em agosto, professores da rede municipal de Praia Grande terão à sua disposição o Programa de Formação Docente – “O Oceano que queremos na escola”, um curso elaborado pelo Instituto Biopesca a fim de promover a formação continuada de educadores na área de Educação Ambiental e contextualizada na Década do Oceano e na Cultura Oceânica. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Praia Grande, por meio do Departamento de Educação Ambiental/Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

As vagas serão destinadas a professores do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino de Praia Grande. O curso começará em 22 de agosto, com término em 14 de outubro, e explorará os sete resultados descritos no Plano de Implementação da Década do Oceano, partindo de questões relacionadas à Baixada Santista. Entre esses resultados, estão um oceano saudável e resiliente, no qual os ecossistemas marinhos sejam compreendidos, mapeados, protegidos, recuperados e devidamente geridos; e um oceano inspirador e envolvente, que possa ser compreendido pela sociedade e valorizado pela sua relação com o bem-estar humano e o desenvolvimento sustentável.

A Década do Oceano, por sua vez, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e diz respeito ao período entre 2021 e 2030 a fim de contribuir com o desenvolvimento da Cultura Oceânica e dos compromissos da Agenda 2030. Essa última é um plano global, lançado em 2015, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles o ODS 14 – Vida na água, que tem por objetivo utilizar de forma sustentável o oceano e todos os recursos marinhos.  A Cultura Oceânica é um termo que se refere ao acesso ao conhecimento sobre o Oceano e a relação de suas influências na humanidade e em toda a vida na Terra.

 

Navegação de postagens