Biopesca


Diversos eventos marcam comemorações ao Dia do Meio Ambiente

29/06/2022

A agenda do Instituto Biopesca esteve cheia no início deste mês. Para celebrar o Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a instituição participou de uma série de eventos em diferentes municípios do litoral centro-sul de São Paulo. A programação começou com exposição e palestra na Escola Municipal Leopoldo Estasio Vanderlinde, em Praia Grande, no dia 3 de junho. Nesse dia, os estudantes puderam entender de que forma podemos contribuir para a proteção do meio ambiente marinho.

O dia 7 registrou dois eventos: no primeiro, ocorreu a apresentação da palestra “Como a educomunicação contribui para a Educação Ambiental em tempos atuais” no Fórum Municipal de Meio Ambiente de Itanhaém; o segundo marcou a palestra sobre a execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) pelo Instituto Biopesca em Peruíbe. A equipe voltou a esse município no dia seguinte para fazer a exposição de materiais biológicos e banners informativos na praça central da cidade, quando também foram divulgadas informações a respeito do PMP-BS.

Mutirão de limpeza de rios e praias em Praia grande

A programação de eventos que celebraram o Meio Ambiente foi encerrada com o mutirão de limpeza de rios e praias realizado em Praia Grande em 9 de junho. A ação, por parte do IBP, ocorreu no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos e foi organizada pela Prefeitura de Praia Grande com participação de diversas instituições em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

A coleta de resíduos foi feita por aproximadamente 30 minutos em trecho de praia no entorno do Rio Itinga e totalizou pouco mais de 84 quilos de resíduos. Entre o material recolhido, estavam pets, isopor, tecido, plásticos diversos, tampinhas, canudos, bitucas de cigarro e pinos plásticos. A equipe do IBP foi responsável pela coordenação da triagem e pesagem dos resíduos, além de também participar da coleta.

Ainda participaram do mutirão o Grupo de Voluntários Formiguinhas da Praia; Conviver Solemar; Associação Amigos do Distrito de Solemar;  Conselho de Defesa do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Urbanismo de Praia Grande.

Navegação de postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *