Biopesca


PMP-BS faz 7 anos

03/08/2022

Em agosto, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) completa sete anos. O Instituto Biopesca é uma das instituições que o executa, percorrendo diariamente as praias de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, municípios do litoral centro-sul de São Paulo. A equipe busca animais marinhos encalhados, vivos ou mortos, proporcionando uma segunda chance àqueles que estão debilitados e que poderiam ir a óbito caso não recebessem o tratamento adequado.

Nesses sete anos, pouco mais de 7.500 animais marinhos – entre aves, tartarugas e mamíferos marinhos, como golfinhos – já foram encontrados nas praias pelo Instituto Biopesca e recolhidos ou resgatados por meio do monitoramento regular, que ocorre durante a manhã, ou de acionamentos feitos por banhistas e instituições parceiras. Infelizmente, a grande maioria deles já estava sem vida. Por outro lado, entre os socorridos ainda vivos, alguns foram soltos, fazendo com que o trabalho de todos os envolvidos – equipes de campo, veterinária e administrativa – valha a pena.

Há também episódios que marcam essa trajetória pela raridade de sua ocorrência, permitindo coleta de dados que colaboram com a proteção dos animais marinhos. Um dos mais emblemáticos é a desova de uma tartaruga-de-couro em 2021, que ocorreu em Itanhaém. Essa é uma espécie em extinção e ainda não havia um registro como esse no litoral de São Paulo. Por outro lado, há outros casos, bem mais frequentes, evidenciando o impacto negativo das ações humanas, principalmente da pesca e do descarte incorreto de resíduos, particularmente plásticos.

Agradecemos a dedicação de nossa equipe nesses sete anos, bem como às pessoas e instituições parceiras, que estão lado a lado conosco nesse trabalho tão importante para a conservação e proteção da vida marinha.

Navegação de postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *