Biopesca


Golfinhos encalham em praias do litoral centro-sul

27/03/2023

Entre os dias 1 e 24 de março, 18 golfinhos foram encontrados já sem vida em praias do litoral centro-sul de São Paulo. A maior parte deles eram toninhas (Pontoporia blainvillei), entre elas fêmeas prenhas e uma lactante, além de filhotes. Duas foram encaminhadas por pescadores, enquanto as outras estavam encalhadas na areia. Além das toninhas, quatro botos-cinza (Sotalia guianensis) foram encontrados pelo Grupamento Costeiro da Guarda Civil Municipal (GCM) e levados à sede do Instituto Biopesca. Todos os botos eram machos, três mediam 1,85m e um, 1,80m. Eles apresentavam marcas de rede na pele, indicando que se enroscaram nesse material. As toninhas também tinham essas marcas. Essa situação é chamada de captura acidental ou “bycatch” e refere-se aos animais que se enroscam em redes e não são espécies alvo da pesca.

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do PMP-BS, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Para mais informações, acesse www.comunicabaciadesantos.com.br.

Três do quatro botos-cinza encontrados já sem vida

Navegação de postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *