Biopesca


Garça é solta depois de reabilitada

11/02/2020

Uma garça (Bubulcus ibis) voltou à natureza no dia 7 de fevereiro depois de ser reabilitada pela equipe do Instituto Biopesca. Ela chegou à sede da organização magra, debilitada e com uma infecção, problemas sanados em aproximadamente 15 dias com tratamento veterinário adequado. Depois de anilhada, procedimento realizado em parceria com a Aiuká Consultoria em Soluções Ambientais, a ave foi solta em Mongaguá, perto do local onde foi resgatada.

“O desenvolvimento urbano, sem um planejamento para manutenção e melhoria da qualidade ambiental e ainda aliado aos diversos impactos causados por ações antrópicas, tem causado inúmeros prejuízos ao meio ambiente, como danos à saúde da fauna. Esse contexto pode explicar a má condição clínica da garça reabilitada pela nossa equipe”,  explica o médico veterinário Rodrigo Valle, coordenador geral do Biopesca.

“A fauna impactada dessa forma fica debilitada e acaba morrendo se não for resgatada e tratada a tempo. Alguns problemas relacionados a essa situação são perda de habitat, diminuição na disponibilidade de alimentos ou maior dificuldade na obtenção dos mesmos e contato com agentes tóxicos e resíduos sólidos, que causam impacto na saúde levando, por exemplo, à desnutrição e diminuição da imunidade”.

Navegação de postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *