Biopesca


Filhote de lobo marinho é monitorado em Peruíbe

25/03/2019

No último final de semana, um lobo-marinho (Arctocephalus australis) foi avistado no costão do Guaraú, em Peruíbe. Bem provavelmente, trata-se do mesmo animal estabilizado pelo Instituto Biopesca e solto no último dia 15 de março. Nesta manhã de segunda-feira (25), ele não estava no local, mas a equipe da instituição está na praia, aguardando, a fim de verificar se ele retornará.

Caso o lobinho retorne, ele será resgatado e levado para uma praia mais isolada. A praia do Guaraú é de fácil acesso e, assim, a presença de banhistas é constante. Essa estratégia é indicada para que o animal não sofra stress e, assim, possa continuar seguindo sua rota de migração para o sul.

Aparentemente, ele está com boas condições clínicas, de acordo com a equipe do Instituto Biopesca que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) na região e que acompanhou o lobinho durante o final de semana.

Na praia, a orientação do Biopesca é que as pessoas não se aproximem dos lobos-marinhos para que eles possam descansar sem ser incomodados. Caso ele volte ao mar antes de recuperar as energias, a sua chance de sobrevivência diminui.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Para acionar o serviço de resgate de golfinhos, tartarugas e aves marinhas, entre em contato pelos telefones (13) 99601-2570 (chamada a cobrar ou pelo WhatsApp) ou 0800 642 3341 (horário comercial).

O lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) filhote veio à praia para recuperar as energias

Navegação de postagens