Biopesca


Filhote de lobo marinho é estabilizado no Biopesca

30/01/2019

Um filhote de lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) está sendo atendido na Unidade de Estabilização (UE) do Instituto Biopesca, em Praia Grande (SP). Ele foi resgatado no último sábado (26) da faixa de areia de Itanhaém (SP), após ser observado por quase oito horas pela equipe da organização.

A espera é indicada como procedimento no atendimento à essa espécie, já que, muitas vezes, os animais vêm às praias apenas para descansar e logo voltam para o mar. Porém, a veterinária Vanessa Ribeiro, do Biopesca, viu a necessidade de uma avaliação mais aprofundada e de um tratamento mais prolongado na Unidade de Estabilização do Biopesca. “Ele apresenta boa condição física, mas está em muda de pelagem. Esse processo deixa o animal mais sensível e, além disso, ele também tem uma lesão no olho”, explica a veterinária. Trata-se de um macho com 17 quilos.

O manejo do lobinho ganhou reforços com a avaliação da médica veterinária Valeria Ruoppolo, da Aiuká Consultoria em Soluções Ambientais, entidade situada em Praia Grande e parceira do Biopesca. O animal encontra-se em tratamento e já se alimenta voluntariamente. 

O filhote foi avistado pela primeira vez na manhã de sexta-feira (25). Um popular acionou o Biopesca avisando sobre o animal, que voltou ao mar depois de algumas poucas horas. Ele reapareceu no dia seguinte, quando foi então resgatado pela organização.
Em 2018, a equipe do PMP-BS/Biopesca atendeu oito lobos marinhos, do peito branco (Arctocephalus tropicalis) e sul americano (Arctocephalus australis). 

Na praia, a orientação do Biopesca é que as pessoas não se aproximem dos lobos-marinhos para que ele possa descansar sem ser incomodado. Caso ele volte ao mar antes de recuperar as energias, a sua chance de sobrevivência diminui.
O Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Uma piscina foi montada para o filhote de lobo marinho na Unidade de Estabilização do Biopesca

Navegação de postagens