Biopesca


Biopesca lança campanha #ElimineSeuLixoPlástico

25/01/2019

O Instituto Biopesca está lançando a campanha #ElimineSeuLixoPlástico nas suas mídias sociais. O objetivo é sensibilizar as pessoas para que evitem o uso do plástico único, a exemplo de canudos, copos e garrafas descartáveis, e reflitam sobre o consumo desse tipo de material. A campanha será composta por animações, como a do copinho, exibida hoje, depoimentos em vídeos da entidade e material informativo sobre esse tema.

A iniciativa é resultado da constatação do impacto negativo desses resíduos no meio ambiente, que inclui os prejuízos aos mares e oceanos e aos animais que vivem nele. Um exemplo nesse sentido é o resultado da pesquisa “Ingestão de resíduos sólidos por tartarugas marinhas encalhadas no litoral centro-sul do Estado de São Paulo”, do Instituto Biopesca, mostrando que 97,57% dos intestinos de 516 tartarugas marinhas examinadas já sem vida pela equipe da organização entre agosto de 2015 e maio de 2018 apresentavam algum tipo de resíduo, principalmente plástico. Vale reforçar que não é possível afirmar que esses animais morreram por causa da ingestão do lixo, mas é possível afirmar que, de alguma forma, esse problema pode colaborar com a morte do animal.

Outra pesquisa do Instituto Biopesca, intitulada “Ingestão de resíduos sólidos por toninhas (Pontoporia blainvillei) do litoral centro-sul de São Paulo” é o primeiro relato dessa problemática no estado de São Paulo e mostrou que, de um total de 90 golfinhos dessa espécie, 13 apresentaram algum tipo de lixo no seu esôfago ou estômago, de diferentes origens, entre eles embalagens plásticas. Essa é mais uma ameaça a esse animal já em vias de extinção no Brasil e ilustrada pela foto de uma toninha com um lacre plástico no rostro (correspondente à boca).

Navegação de postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *