02/04/2018
O Instituto Biopesca realizou uma capacitação sobre o tema “Biologia, contenção e manejo de fauna marinha” para 20 integrantes da Secretaria Municipal de Defesa Civil da Prefeitura de Peruíbe, a maior parte deles agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Dividida em uma parte teórica e outra prática, a capacitação, realizada no dia 28 de março, teve como principal objetivo apresentar as espécies marinhas de animais que ocorrem nas praias locais e os procedimentos básicos de manejo que devem ser executados caso o animal esteja debilitado ou mesmo já sem vida.
A Prefeitura de Peruíbe é um dos órgãos parceiros do Biopesca e, entre as ações realizadas conjuntamente, estão as de educação ambiental. Em espaço localizado no Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, o Biopesca mantém material informativo e biológico em exposição permanente. O local, aberto à visitação, fica na avenida Dr. Mario Covas Jr., 204, e funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.
O Biopesca é uma das doze entidades que executam PMP-BS, desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos. Seu objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
Ao encontrar golfinhos, aves e tartarugas marinhos vivos ou mortos nas praias, a população pode acionar a organização pelos telefones (13) 99601-2570 (chamada a cobrar ou pelo WhatsApp) ou 0800 642 3341 (horário comercial).