Biopesca


Animais marinhos são estabilizados e um é solto

12/09/2023

Mais uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) voltou para o mar depois de receber cuidados da equipe do Instituto Biopesca. Ela foi estabilizada, procedimento que corresponde aos primeiros socorros ministrados pela equipe veterinária, depois de ter sido encontrada encalhada na areia pela equipe de campo do Instituto Biopesca que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
A tartaruga foi achada no dia 26 de julho, em Itanhaém e, após ter suas condições clínicas estabilizadas, foi levada ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar, no Guarujá, para ser reabilitada. Foi solta no dia 11 de setembro, na praia do Guaiúba, no Guarujá.
Quatro outros animais também foram estabilizados pelo Instituto Biopesca e encaminhados para seguirem com o tratamento no Instituto Gremar. Os dois primeiros, uma tartaruga-verde e um atobá (Sula leucogaster) foram encaminhados ainda setembro e duas aves, um outro atobá e um bobo-pequeno (Puffinus puffinus), no início de outubro. Eles foram encontrados debilitados e encalhados na areia de praias localizadas em Praia Grande, Itanháem e Mongaguá.
O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, mas debilitados, ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Tartaruga-verde em estabilização antes de voltar para o mar

Navegação de postagens