Biopesca


Terceiro pinguim do ano é estabilizado

24/07/2019

Mais um pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi estabilizado com sucesso pelo Instituto Biopesca. Ele foi resgatado no dia 13 de julho durante execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) em Praia Grande (SP).

Esse é o terceiro pinguim a encalhar em 2019 na área de atuação da instituição. O período de migração da espécie ocorre no inverno, quando saem das águas mais frias das Ilhas Malvinas e da costa da Argentina e do Chile rumo ao sul e sudeste brasileiro em busca de alimento.

De acordo com a veterinária Vanessa Ribeiro, o animal chegou desnutrido e com uma lesão na asa esquerda. “Começamos o tratamento com alimentação hipercalórica, enriquecida com suplementos para que ele ganhasse peso, e estimulamos movimentos com a asa machucada. Agora, ele já está comendo peixes e nadando melhor”, explica a veterinária.

Ontem (23), o pinguim seguiu para reabilitação no Centro de Despetrolização e Reabilitação do Guarujá para continuar recebendo cuidados e, muito provavelmente, voltar ao ambiente natural.

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do PMP-BS, atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de golfinhos, tartarugas e aves marinhas, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Foto: Kaio Nunes/Instituto Biopesca

Este é o terceiro pinguim-de-Magalhães atendido pelo Instituto Biopesca em 2019

Navegação de postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *