Biopesca


Tartaruga e gaivota debilitadas são resgatadas no litoral de São Paulo

02/08/2019

Uma tartaruga-verde e uma gaivota estão recebendo os cuidados necessários na Unidade de Estabilização (UE) do Instituto Biopesca após serem resgatadas em praias de Peruíbe e de Praia Grande.

A ação integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado diariamente pela instituição entre Praia Grande e Peruíbe.

De acordo com a veterinária Pryscilla Maracini, a tartaruga chegou afogada, caquética, com anemia e desidratação.

“Sempre fazemos manobra de desafogamento no primeiro atendimento às tartarugas e foi quando constatamos água saindo pela boca. Ela então recebeu soro e medicações na veia para reverter a anemia e a desidratação”, explica a veterinária.

Já a gaivota apresenta intoxicação alimentar, causada pela ingestão de lixo, resultando na paralisação dos membros inferiores. Nesse caso, ela recebe alimentação hipercalórica e as medicações específicas para desintoxicação.
Em breve, os dois animais serão reabilitados e poderão voltar ao ambiente natural.

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do PMP-BS, atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de golfinhos, tartarugas e aves marinhas, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Foto: Kaio Nunes/Instituto Biopesca

A tartaruga-verde (Chelonia mydas) é a espécie mais atendida pelo Instituto Biopesca, por atuar na área de alimentação delas

Navegação de postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *