Biopesca


Limpeza de praia recolhe 900 bitucas da faixa de areia de Mongaguá

27/09/2018

Aproximadamente 18,5 quilos de lixo foram recolhidos na ação de limpeza de praia realizada no último sábado (22) em Mongaguá (SP). O evento foi realizado pelo Biopesca, pela Barraca do Pescador Juliano, pela Prefeitura de Mongaguá e pelo Projeto Surf Escola, envolvendo cerca de 40 pessoas, a maior parte crianças e jovens participantes do Projeto Surf Escola.
O objetivo do evento foi sensibilizar o público em geral para a importância do descarte correto do lixo que, quando destinado de forma inadequada, causa impactos negativos no ambiente marinho. Pouco mais de 1,5 quilômetros de praia foram percorridos e, no trajeto, foram recolhidos quase 900 bitucas de cigarro, 190 canudos e 167 tampinhas PET, entre outros materiais. A atividade terminou com brincadeiras no slackline – esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada – e surf.
O Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
Ao encontrar golfinhos, aves e tartarugas marinhas vivos ou mortos nas praias, a população pode acionar a organização pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99601-2570 (chamada a cobrar ou pelo WhatsApp).

Nossos agradecimentos aos voluntários que participaram da ação! Muito obrigada, Ana Carolina, Caroline, John e Gabriel!

Durante a ação, o grupo recolheu 18kg de lixo da faixa de areia de Mongaguá (SP)

 

Cerca de 50 pessoas se uniram em prol do meio ambiente na ação de limpeza de praia

 

Navegação de postagens