Biopesca


Filhote de toninha é encontrado morto e analisado pelo Biopesca

06/11/2019

Ontem (5), por volta das 8h30, a equipe do Instituto Biopesca que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) recolheu uma toninha (Pontoporia blainvillei) já sem vida em trecho de praia de Praia Grande próximo à divisa com Mongaguá. O animal era um macho filhote, com 62,6 de comprimento e 3,5 kg de peso. Ainda não foi possível determinar a causa de sua morte.

A toninha é o golfinho mais ameaçado de extinção do Brasil. Pequena e tímida, ela poderá desaparecer da natureza em até 35 anos caso não seja feito nada em seu favor Devido ao seu hábito costeiro, está fortemente ameaçada por diversas atividades humanas, como a degradação dos ambientes costeiros, a presença de lixo nos oceanos e a interação com a atividade pesqueira. Ao ficarem presas, morrem sem ar, já que não conseguem vir à superfície para respirar.

Desde que começou a executar o PMP-BS, em 2015, o Instituto Biopesca já recolheu 353 toninhas sem vida em praias de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Mongaguá, monitoradas diariamente pela instituição. Nesses quatros anos, registrou o achado de apenas uma toninha ainda viva encontrada em abril de 2018 encalhada em faixa de areia. Ela recebeu cuidados ainda na praia e foi devolvida ao mar em seguida. Como são muito sensíveis, raramente essa espécie sobrevive em cativeiro.

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de golfinhos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Até atingir 90cm de comprimento, a toninha (Pontoporia blainvillei) é considerada filhote

Navegação de postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *