Biopesca


Filhote de baleia jubarte encontrado em Itanhaém

Um filhote macho de baleia jubarte foi encontrado já sem vida na madrugada deste sábado, 5, encalhado na praia dos Sonhos em Itanhaém, litoral sul de São Paulo. A causa de morte não foi identificada e bem provavelmente o animal, que estava em avançado estado de decomposição, encalhou em função da frente fria que atingiu o litoral nos últimos três dias.

A equipe do Instituto Biopesca, uma das entidades executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi acionada por populares à uma hora da madrugada e providenciou o isolamento da área logo depois. O animal tinha quase quatro metros de comprimento e a necropsia ocorreu ainda em campo no início da manhã. Foram coletados tecidos, órgãos e ossos da baleia. As amostras serão encaminhadas para exames laboratoriais para identificar a causa de morte, se possível, e também para outras análises. A carcaça foi recolhida pela Prefeitura Municipal de Itanhaém, que fez a destinação final do material.

O inverno é o período em que as jubartes migram para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz. Essa foi a primeira da espécie encontrada já sem vida pelo Biopesca nesta temporada migratória. Em 2016, a primeira jubarte sem vida foi encontrada em junho pela instituição e esteve entre as nove baleias de diferentes espécies registradas naquele ano.”

Fotos: Juarez Cabral/Biopesca

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos. É conduzido pelo Ibama e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e recolhimento dos mortos. A área de abrangência do projeto engloba os municípios litorâneos dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Rio de Janeiro e compreende mais de 1.500 km de costa.

Ao encontrar animais marinhos mortos ou debilitados na praia, a população pode entrar em contato pelo telefone 0800 642 4441 ou pelo celular 13 99601 2570 (a cobrar ou pelo WhatsApp).

Navegação de postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *