Biopesca


Anta recebe cuidados do Instituto Biopesca e volta para ambiente natural

19/04/2021

Uma anta (Tapirus terrestres) voltou ao seu ambiente natural depois de ter recebido cuidados veterinários do Instituto Biopesca (IBP). O animal foi atendido pela equipe no quintal de uma residência no Jardim Alice, bairro situado na divisa de Praia Grande com Mongaguá (SP). Tratava-se de uma fêmea jovem, com peso estimado em 200 quilos, que se refugiou na casa depois da tentativa de algumas pessoas em impedirem-na de atravessar a rodovia Padre Manoel da Nóbrega e, assim, correr o risco de ser atropelada.

“Ela apresentava bom estado clínico, embora estivesse muito estressada e com algumas escoriações”, conta a médica veterinária do Instituto Biopesca, Vanessa Ribeiro. “Administramos um spray cicatrizante nas feridas antes de conduzi-la para dentro da caixa de transporte a fim de translocá-la de volta ao seu ambiente”, explica.

O médico veterinário Rodrigo Valle, coordenador geral do Instituto Biopesca, alerta para a importância das pessoas não se aproximarem e, de forma alguma, interagirem com um animal de vida livre, a exemplo da anta encontrada ontem. “Espécies silvestres não estão habituadas à presença humana e, assim, podem reagir à aproximação. Por isso, é muito importante que o manejo seja feito por especialistas devidamente paramentados com equipamentos de segurança e de proteção individual, como o uso de luvas e máscaras”, explica. Além disso, esses animais podem estar com parasitas ou debilitados e, dessa forma, há o risco de transmitir alguma doença para as pessoas. “Essa anta, em particular, estava com carrapatos, que são vetores de doenças”.

Ontem, domingo (18/04), por volta das 13h30, o Instituto Biopesca foi acionado pelo biólogo Daniel Bortone, do Parque Ecológico “A Tribuna”, em Mongaguá, para colaborar com essa operação conjunta do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, Secretaria de Turismo de Mongaguá e Fundação Florestal. O Instituto Biopesca foi responsável pela captura, manejo e cuidados da anta. A soltura foi realizada em parceria por todas essas instituições. A ação teve o apoio da Aiuká Consultoria em Soluções Ambientais, que cedeu a caixa de transporte para a anta ser translocada até o núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar, onde foi solta.

 

Navegação de postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *