02/07/2024
Um total de 795 pessoas participaram de ações de Educação Ambiental no mês passado, quando o Dia do Meio Ambiente é celebrado, em 5 de junho. As atividades foram realizadas pela equipe do Instituto Biopesca em cinco municípios da Baixada Santista, além das que já ocorrem no Espaço Oceano, a sala de Educação Ambiental situada no Canto do Forte, em Praia Grande.
A primeira ação ocorreu em 3 de junho no Instituto de Biociências do campus do Litoral Paulista da Unesp, em São Vicente, quando o Museu Itinerante do Instituto Biopesca recebeu 35 estudantes de 8º e 9º anos da escola República do Equador. Foram apresentadas réplicas em tamanho natural de golfinhos e de tartarugas marinhas, banners informativos e materiais biológicos, como esqueletos e fetos de golfinhos, cascos de tartarugas e ossos de baleia.
O Museu Itinerante também percorreu escolas públicas e particulares de Santos, Praia Grande, Itanhaém e Cubatão, atendendo estudantes dos ensinos infantil e fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). “Esse tipo de atividade é muito importante, pois dá aos alunos a oportunidade de conhecer a biodiversidade e os riscos que ela corre. O Museu Itinerante dá acesso ao direito à informação e educação científica que os alunos têm”, afirma Caio Matheus Manzi Teixeira, professor de ciências da rede municipal de ensino de Praia Grande.
As atividades também ocorreram em duas praias onde foram realizados mutirões de limpeza. Um deles foi no dia 6 de junho, na praia do Solemar, em Praia Grande, no dia 6 de junho com a presença de aproximadamente 100 voluntários, que coletaram quase 50 quilos de resíduos em meia hora de limpeza.
O outro mutirão de limpeza foi realizado em 8 de junho, Dia dos Oceanos, na praia de Itaquitanduva, localizada em área de proteção ambiental do Parque Estadual Xixová-Japuí (PEXJ), em São Vicente. “É com imensa satisfação que a equipe do Parque Estadual Xixová-Japuí participa de mais uma ação de limpeza de praia na praia de Itaquitanduva, em parceria com o Instituto Biopesca e os ilustres voluntários. Juntos, vamos tentando deixar um legado de cuidado e respeito pela natureza”, comenta o biólogo Marcio Bezzi, monitor ambiental do PEXJ. O mutirão contou com a participação de 10 voluntários e recolheu cerca de 27 quilos de resíduos em 15 minutos.
Além dessas ações, houve ainda uma palestra para empresa do Porto de Santos no dia 13 de junho e, para encerrar o mês, participação no Festival de Aniversário do Gremar, quando a equipe de Educação Ambiental levou o Museu Itinerante ao Guarujá.
As ações de educação ambiental do Instituto Biopesca são apoiadas pela FAM Cargo.