Um filhote macho de baleia jubarte foi encontrado já sem vida na madrugada deste sábado, 5, encalhado na praia dos Sonhos em Itanhaém, litoral sul de São Paulo. A causa de morte não foi identificada e bem provavelmente o animal, que estava em avançado estado de decomposição, encalhou em função da frente fria que atingiu o litoral nos últimos três dias.
A equipe do Instituto Biopesca, uma das entidades executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi acionada por populares à uma hora da madrugada e providenciou o isolamento da área logo depois. O animal tinha quase quatro metros de comprimento e a necropsia ocorreu ainda em campo no início da manhã. Foram coletados tecidos, órgãos e ossos da baleia. As amostras serão encaminhadas para exames laboratoriais para identificar a causa de morte, se possível, e também para outras análises. A carcaça foi recolhida pela Prefeitura Municipal de Itanhaém, que fez a destinação final do material.
Fotos: Juarez Cabral/Biopesca
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos. É conduzido pelo Ibama e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e recolhimento dos mortos. A área de abrangência do projeto engloba os municípios litorâneos dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Rio de Janeiro e compreende mais de 1.500 km de costa.