09/08/2023
Dois eventos realizados em julho sensibilizaram os participantes para a importância da conservação marinha em Peruíbe, ambos com a presença da equipe de Educação Ambiental do Instituto Biopesca. O primeiro ocorreu em 22 de julho, no Colégio Irene Bargieri, para crianças e jovens de 5 a 15 anos que integram o grupo Bomberinho Militar Mirim. O objetivo foi apresentar a importância da proteção dos animais e do ecossistema marinhos por meio de atividades lúdicas e da exposição de materiais biológicos e banners informativos do Instituto Biopesca.
Já no dia 30 de julho, a equipe de Educação Ambiental participou da II Limpa Mangues de Peruíbe, levando a exposição do Instituto Biopesca para os participantes. Essa iniciativa retirou 495 quilos de material reciclável no entorno do Portinho de Peruíbe e foi realizada para celebrar o Dia Nacional e o Dia Municipal de Proteção aos Manguezais, comemorado em 26 de junho.
Esse evento foi resultado de uma ação conjunta do MoCAN, Instituto AMBIECCO, Projeto Aves Limícolas, Instituto Biopesca, Guaraú Eco Patas, Amana Afroturismo, Cooperativa Amantes da Natureza, Wader Quest Brasil e Enviroment for the Americas, com o apoio da Colônia de Pescadores Z-5, Zênite Arte e Cultura, Instituto Procomum e Prefeitura Municipal de Peruíbe.
Em ambos eventos, também foram divulgadas informações a respeito do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados, ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).
Para mais informações, acesse www.comunicabaciadesantos.com.br.
Karine Oliveira, da equipe de Educação Ambiental do Instituto Biopesca, conversa com participantes do II Limpa Mangues
Bombeiros mirins participam de ação em Peruíbe