06/05/2025
A população com deficiência no Brasil está estimada em 18,6 milhões de pessoas. Esse dado faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022 e representa 8,9% dos brasileiros. Para possibilitar o acesso desse perfil a suas mídias sociais, o Instituto Biopesca inaugurou uma série de posts inclusivos em suas contas do Instagram e do Facebook.
O primeiro foi divulgado em 30 abril e marca o trabalho de acessibilidade comunicacional da organização ao usar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a audiodescrição
O tema dessa postagem foi a celebração do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Em 24 de abril de 2002, a Libras foi denominada idioma e língua oficial da pessoa surda por meio da Lei número 10.436. um marco para reforçar a importância de políticas públicas e inclusão das pessoas surdas.
A série de posts inclusivos, que devem ser publicados mensalmente, abordará temas como as atividades do Instituto Biopesca, os sinais dos animais marinhos em Libras e o significado da logomarca da instituição, que associa as formas do sol, de um peixe, de uma toninha e de uma tartaruga.
A acessibilidade comunicacional já está presente nas ações de Educação Ambiental, em especial no canal do YouTube do Instituto Biopesca e no Espaço Oceano, onde recursos com essa finalidade já são usados.
