25/11/2024
Permitir que todos e todas tenham acesso a informações a respeito da importância da conservação do ecossistema marinho. Esse foi um dos aspectos abordados no evento “Oceano e Sentidos: Educação Ambiental Inclusiva”, realizado pelo Instituto Biopesca no dia 23 de novembro no auditório da sede administrativa do Parque Estadual Xixová-Japuí.
Professores, estudantes, interessados no tema e integrantes do Projeto Lics (Libras em Contexto com a Sociedade) participaram do encontro, totalizando 30 pessoas. A programação contou com a palestra da educadora ambiental Karine Oliveira, do Instituto Biopesca, que apresentou as atividades de inclusão desenvolvidas pela instituição, entre outros tópicos.
Entre as ações elencadas por ela, estiveram a tradução de libras nos vídeos produzidos pela equipe de educação ambiental para o canal do Instituto Biopesca no Youtube, e registros gráficos, na forma de cartões, que apresentam a duração, frequência e intensidade das ondas sonoras de aves e mamíferos marinhos. “Chamados de sonogramas, esse recurso permite que pessoas com deficiência auditiva e visual tenham acesso a conhecimentos que, certamente, colaborarão com sua sensibilização para a causa ambiental”, explica Karine.
A pesquisadora Sandra Felix Santos também participou do evento, abordando a importância do uso de materiais didáticos de inclusão com linguagem universal. Como exemplo, apresentou um conto infantil adaptado por ela que, além da linguagem em braile, também usa cores adequadas para aqueles com baixa visão e, dessa forma, pode ser utilizado por todas as pessoas, independentemente de suas habilidades.