Biopesca


Educação ambiental no Aquário e no Porto de Santos

09/02/2025

Duas ações de educação ambiental do Instituto Biopesca marcaram o calendário da instituição no início deste ano. A primeira ocorreu no dia 17 de janeiro, quando foi realizado o curso“Ateliê das Tartarugas: criando e aprendendo” para 18 crianças como parte da programação de férias do Aquário Municipal de Santos.

Em uma palestra, a equipe de Educação Ambiental do Instituto Biopesca explicou as características das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil (tartaruga-verde, tartaruga-de-couro, tartaruga-oliva, tartaruga-de-pente e tartaruga-cabeçuda). O acervo biológico de tartarugas marinhas do Biopesca também foi apresentado e os participantes puderam interagir com cascos, crânios e ovos dessa espécie.
As crianças, com idade entre 8 e 11 anos, ainda tiveram a oportunidade de entender melhor o impacto negativo das ações humanas no ambiente marinho ao verem os resíduos sólidos encontrados no trato digestório das tartarugas. Para encerrar a atividade, elas pintaram cascos feitos de papelão nos formatos das diferentes tartarugas depois de reconhecerem a qual espécie pertenciam e puderam levá-los para casa para brincar.

“A parceria entre o Aquário de Santos e o Instituto Biopesca é fundamental para a realização dos cursos de férias, pois une esforços e conhecimentos de duas instituições comprometidas com a educação ambiental e a conservação marinha”, opina Edna Santos de Gois, chefe de Educação Ambiental do Aquário. “Essa colaboração permite oferecer uma programação diversificada e enriquecedora, que não só atrai os participantes, mas também promove a sensibilização sobre a importância da biodiversidade e dos ecossistemas aquáticos”.

Já no dia 1º de fevereiro, o Museu Itinerante do Instituto Biopesca foi levado para o Festival Oceano, promovido pelo Instituto Lixo Zero Baixada Santista. Esse evento foi realizado na sede da Autoridade Portuária, em Santos, para divulgar a cultura local e sensibilizar para a importância da preservação do ambiente marinho. “Ao promover esse tipo de iniciativa, procuramos trazer consciência ecológica para os participantes”, disse Paula Romano, coordenadora do evento.

O Museu Itinerante do Instituto Biopesca apresenta um acervo biológico composto por cascos de tartaruga marinha, barbatanas de baleia e ossadas de golfinhos, entre outros itens, além de banners informativos. Conta ainda com a monitoria da equipe de Educação Ambiental do Instituto Biopesca.

As ações de educação ambiental do Instituto Biopesca são patrocinadas pela FAM Cargo.

Navegação de postagens