06/02/2026
Em janeiro deste ano, a equipe do Instituto Biopesca que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) resgatou ou recolheu um total de 40 animais marinhos, vivos ou mortos, nas praias de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Esse trecho do litoral paulista é percorrido diariamente pela equipe da instituição.
Do total de animais encontrados, 34 estavam já sem vida e a maioria era da espécie de tartaruga-verde (Chelonia mydas), grande parte delas impactadas por interação com pesca ou por resíduos sólidos. Entre os resgatados vivos, dois – ambos gaivotas (Larus dominicanus) – continuavam em tratamento no início de fevereiro e uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) teve suas condições clínicas estabilizadas. Outros três, embora resgatados vivos, não resistiram em decorrência da gravidade do seu estado clínico.
A tartaruga-verde estabilizada foi resgatada no dia 4 de janeiro em Praia Grande e estava muito debilitada, com algas cobrindo sua carapaça e cracas no corpo, além de lesões e escoriações. O exame de raio X revelou que ela tinha alguma obstrução em seu trato digestório, muito provavelmente resíduos sólidos. Essa condição impediu que ela pudesse mergulhar e permanecesse somente na superfície da água. Depois de 17 dias recebendo cuidados, foi encaminhada para a segunda fase do tratamento, a reabilitação, no Instituto Gremar.
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. Na área de São Paulo, o PMP-BS é executado sob responsabilidade técnica da Mineral Engenharia e Meio Ambiente. O Instituto Biopesca monitora o trecho 08, que abrange desde Praia Grande a Peruíbe. Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas — vivos, mas debilitados, ou mortos — entre em contato pelo telefone 0800 642 3341 (horário comercial) ou pelo celular 13 99601-2570 (24h, WhatsApp e chamadas a cobrar). Para mais informações, acesse www.comunicabaciadesantos.com.br.




