10/11/2025
Um total de 2.512 crianças, jovens e adultos participaram das ações de Educação Ambiental do Instituto Biopesca nos meses de setembro e outubro. Foram palestras, eventos, teatro de fantoches e exposições monitoradas a fim de sensibilizar o público presente para a importância da proteção do ecossistema marinho.
Além dessas ações, houve também o atendimento dos visitantes do Museu Espaço Oceano. Nesse local, o Instituto Biopesca desenvolve um programa de educação ambiental com monitoria e utilização de equipamentos eletrônicos e de acessibilidade a fim de proporcionar maior envolvimento dos visitantes na importância de proteção do meio ambiente marinho, incluindo pessoas com deficiência.
Em setembro, ganhou destaque a realização do III Encontro Oceano e Sentidos – Mergulhando na Inclusão, uma iniciativa do Instituto Biopesca e do Instituto de Biociências da Unesp, campus do Litoral Paulista, estruturada por meio do projeto de extensão Mergulhando na Inclusão.
O encontro ocorreu no dia 27, reunindo 33 pessoas no campus da Universidade, em São Vicente, com o objetivo de estimular o diálogo sobre os desafios e as estratégias para uma educação inclusiva e acessível. “Este evento não nasceu do zero, é resultado de uma trajetória complexa e linda do compromisso que o Instituto Biopesca e do Instituto de Biociências possuem com acessibilidade e conservação marinha”, disse a bióloga Carolina Bertozzi, professora doutora da Unesp e fundadora do Instituto Biopesca.
Essa foi a terceira edição do evento. A primeira ocorreu em 2023, em parceria com o Toninhas do Brasil, e apresentou o sinal da toninha (Pontoporia blainvillei) em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) à comunidade surda, educadores e estudantes da Baixada Santista. O evento enfatizou a importância da iniciativa para a conservação desse golfinho, considerado o mais ameaçado de todo o Atlântico Sul Ocidental.
Já a segunda edição foi realizada em 2024 no Parque Estadual Xixová-Japuí e promoveu um espaço de inclusão e debate sobre a conservação do oceano com a utilização de ferramentas e materiais desenvolvidos para uma educação mais acessível.
Programação do III Encontro
O III Encontro contou com palestras de profissionais com diferentes vivências na educação inclusiva. Além das palestras, também foi realizada a exposição do Instituto Biopesca, que apresenta o acervo biológico da instituição com monitoria, e apresentado o stand BioArte, da técnica ambiental Bianca Louzada, autora do projeto Cienciart. Esse projeto une arte e ciência para fazer divulgação científica por meio de redes sociais e exposições artísticas.
O resultado do III Encontro foi a elaboração de um documento colaborativo oficial do evento, que reuniu os principais pontos discutidos e deverá servir como guia para a continuidade do projeto de extensão.
Confira quem foram os palestrantes do III Encontro:
– Prof° Dr. Márcio Rogério Penha (Faculdade de Medicina – Ribeirão Preto – USP);
– Karine Oliveira, educadora ambiental do Instituto Biopesca;
– Nicole Campregher, graduanda da Licenciatura de Ciências Biológicas da Unesp e idealizadora do Projeto do Extensão “Mergulhando na Inclusão”;
– Prof° Leandro Mantovani de Castro (Universidade Estadual Paulista – Unesp – IB/CLP);
– Doutoranda Sandra Félix dos Santos (Universidade Federal do ABC – UFABCC)
– Professora Aretuza Midory Tuzuki (Libras em Contexto com a Sociedade – LICS).




