05/12/2024
A equipe do Instituto Biopesca que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) monitorou um lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) macho que parou para descansar em praias de Praia Grande no dia 4 de dezembro.
Um morador acionou a instituição por volta das 8h da manhã ao avistar o lobo-marinho na praia do Balneário Flórida. Ao chegar ao local, os profissionais do Instituto Biopesca constataram que o animal estava alerta e ativo e, muito provavelmente, havia parado na praia apenas para descansar.
Por volta das 14h, ele tornou a aparecer, desta vez na praia da Aviação, e continuou sendo monitorado pela equipe da instituição, que se revezou em turnos até que voltasse para o mar, o que ocorreu perto das 4h.
Na manhã do dia 5, ele foi novamente avistado na praia do Itararé, em São Vicente, mas voltou para o mar. Tornou a aparecer em diferentes pontos da praia de Santos, até ser resgatado pelo Instituto Gremar na praia do Embaré. Ele estava no gramado do jardim da orla, para onde recuou depois da subida da maré.
Os lobos marinhos são espécies migratórias e fazem longas viagens. Essa espécie, em particular, se distribui pela Argentina, Uruguai e sul do Brasil.
O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, mas debilitados, ou mortos, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341 (horário comercial) ou pelo celular 13 99601-2570 (WhatsApp/ligações a cobrar/24h).
Para mais informações, acesse www.comunicabaciadesantos.com.br.