09/06/2024
Compartilhar o conhecimento adquirido em suas atividades diárias com o público acadêmico está entre os objetivos do Instituto Biopesca. Para atendê-lo, a equipe da organização frequentemente participa de eventos em universidades e faculdades e, em junho, mais uma oportunidade se apresentou com a realização do VII Simpósio do Grupo de Estudos de Animais Selvagens da Anhembi Morumbi (GEAS UAM) – Conservação de Animais Selvagens.
Nesse evento, o Instituto Biopesca, representado pela médica veterinária Vanessa Ribeiro, ministrou a aula prática “Necropsia em animais aquáticos” no dia 8 de junho. Foram apresentadas as técnicas desse exame, realizado praticamente diariamente pela equipe da organização no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras desse Projeto, monitorando diariamente as praias de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.
“A prática de Necropsia em Animais Aquáticos foi um momento ímpar em nosso evento. O Instituto Biopesca, com toda experiência e atenção, expandiu nosso conhecimento em prol da importância da conservação da biodiversidade. Essa contribuição foi extremamente importante e enriquecedora e vai além da nossa trajetória acadêmica”, comenta Valéria Duarte, graduanda de Medicina Veterinária e uma das organizadoras do Simpósio.
O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, mas debilitados, ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).
Para mais informações, acesse www.comunicabaciadesantos.com.br.