Biopesca


Espaço Oceano é reinaugurado com novos recursos tecnológicos

24/05/2024

O Espaço Oceano, a sala de Educação Ambiental do Instituto Biopesca, foi reinaugurado no dia 23 de maio. Agora, está revitalizado com novos equipamentos eletrônicos e de acessibilidade a fim de proporcionar maior envolvimento dos visitantes na importância de proteção do meio ambiente marinho, incluindo pessoas com deficiência.

As novidades incluem totens interativos, tablets e óculos de realidade virtual equipados com celulares. “Esses recursos tornam as atividades gamificadas, ou seja, usam estrategicamente jogos de forma que a pessoa aprenda ativamente”, comenta a educadora ambiental do Instituto Biopesca, Karine Oliveira. “Essa é uma das metodologias mais difundidas no meio educacional e auxilia no desenvolvimento de novas habilidades e competências, além de deixar o conteúdo mais atraente e divertido”, explica.

Entre os jogos disponíveis, está o “Toninha Adventures”, desenvolvido pelo projeto Toninhas do Brasil, que apresenta os principais desafios enfrentados por essa espécie de golfinho para se alimentar e sobreviver a riscos como poluição marinha e captura acidental pela pesca. Há também óculos 3D, em que é possível procurar e encontrar toninhas nadando como se o usuário estive também embaixo d’água, além da apresentação do Museu Virtual das Toninhas, criado pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Maqua/UERJ).

O Espaço também ganhou ferramentas de acessibilidade. Tratam-se de fones de ouvido e vídeos em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) com informações do Espaço Oceano, das atividades realizadas pelo Instituto Biopesca, das características de animais marinhos e dos impactos dos resíduos sólidos nos mares. “Todos esses recursos vão ao encontro do objetivo da sala de educação ambiental, que é principalmente levar conhecimento acerca da biodiversidade marinha da região da Baixada Santista e sensibilizar os visitantes a respeito das ameaças e dos impactos humanos nos ambientes marinhos e costeiro”, reforça Karine.

A sala onde funciona o Espaço Oceano fica na Boutique dos Peixes, no Canto do Forte, e tem entrada gratuita.  Foi cedida pela Prefeitura de Praia Grande em 2012 por meio do Decreto N. 5141, de 21 de agosto de 2012. No ano anterior, o Instituto Biopesca foi declarado como de Utilidade Pública do município por meio da Lei n° 1.603, de 19 de dezembro de 2011. Desde 2014, ano em que as visitas passaram a ser registradas em um banco de dados, cerca de 18.700 pessoas já estiveram na sala.

A revitalização do Espaço Oceano foi patrocinada pela empresa FAM Cargo. “Para nós, é um motivo de orgulho contribuir com a revitalização do Espaço Oceano principalmente por ser uma oportunidade de sensibilizar por meio da educação ambiental e de contribuir com o tema ambiental, tão importante e evidente no momento”, comenta a coordenadora de Marketing da FAM, Miucha Andrade.

Óculos 3D fazem parte das novas atrações
Da esquerda para direita: a estagiária Bruna Costa; a fundadora do Biopesca e professora da Unesp, Carolina Bertozzi; a educadora ambiental Karine Oliveira; Miucha Andrade, coordenadora de Marketing da FAM Cargo, e a estagiária Beatriz Donadio

Navegação de postagens