Biopesca


Cerca de duas mil pessoas atendidas no Espaço Oceano

05/05/2025

Desde o início deste ano, 1.972 pessoas foram atendidas no Espaço Oceano, o museu do Instituto Biopesca onde são realizadas atividades de educação ambiental. A maior parte desse público é formada por adultos, mas as crianças também participam, correspondendo a 887 dos visitantes

Além do acervo biológico, objetos lúdicos, equipamentos eletrônicos e de acessibilidade também estão disponíveis no Espaço. O objetivo é proporcionar a sensibilização dos visitantes para a importância de proteção do meio ambiente marinho.

Dentre os recursos disponíveis, estão totens interativos, tablets e óculos de realidade virtual. “São atividades gamificadas, ou seja, usam estrategicamente jogos de forma que a pessoa aprenda ativamente”, comenta a educadora ambiental do Instituto Biopesca, Karine Oliveira. “Essa é uma das metodologias mais difundidas no meio educacional e auxilia no desenvolvimento de novas habilidades e competências, além de deixar o conteúdo mais atraente e divertido”, explica.

Os visitantes podem escolher entre diferentes jogos, que reforçam o cuidado com o ambiente e dos animais marinhos.

Já os óculos de realidade virtual simulam o mergulho do visitante no oceano, proporcionando maior imersão nas atividades do museu.
O Espaço também conta com ferramentas de acessibilidade. Tratam-se de fones de ouvido e vídeos em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) com informações do Espaço Oceano, das atividades realizadas pelo Instituto Biopesca, das características de animais marinhos e dos impactos dos resíduos sólidos nos mares. “Todos esses recursos vão ao encontro do objetivo do Espaço, que é, principalmente, levar conhecimento acerca da biodiversidade marinha da região da Baixada Santista e sensibilizar os visitantes a respeito das ameaças e dos impactos humanos nos ambientes marinhos e costeiro”, reforça Karine.

O Espaço é cedido pela Prefeitura Municipal de Praia Grande e fica localizado na Boutique dos Peixes, na praia do Canto do Forte, um dos principais pontos turísticos da cidade. Funciona desde 2012 e a entrada é gratuita. Seu horário de funcionamento é de quarta-feira a sábado, das 9h às 13h.

Navegação de postagens